02 outubro 2012

Para não dizerem que sou mero Anti que não sabe reconhecer o lado bom

(nota, sempre disse isto e defendi o trabalho feito, o que defendo também é que há um ciclo de vida para tudo e este parece por vezes ter chegado ao fim)

Os Benfiquistas têm memória curta

(por Henrique Raposo)

"Não morro de amores pelo homem que governa a nação neste momento, mas também não sofro de amnésia. Antes de Vieira, o Benfica era um acamado. Como dizia Mourinho há dias, o Benfica tinha perdido a respeitabilidade europeia. Para as gerações de adeptos europeus da Era Champions, o Benfica metia tanto medo como o Bastia, Bolonha ou Bolton. Continuámos a ter um ego de ave de rapina, mas os outros viam bem a nossa condição: éramos uma ave de capoeira, um galináceo a sonhar com voos picados. O gozo de Drogba não veio do nada. Como é que chegámos a esse ponto? Entre 1994 e 2010, a nação atravessou um deserto. "Ah, então e o campeonato de 2005?", pergunta o sócio impaciente. Mas alguém tem memória da equipa de Trapattoni? Em 2005, fomos campeões sem saber como, fomos campeões devido aos feitiços de um profeta angolano coxo . Não, meu amigos, a travessia do deserto não durou nove anos, mas dezasseis. Foram as equipas de Jesus - o resultado final do trabalho de Vieira - que acordaram o clube. 2010 foi especial, porque fomos campeões com a melhor equipa desde 1993-94.

Já ninguém se lembra do tempo dos Paredões e dos Pringles? Já ninguém se lembra dos primeiros anos pós-1994, os anos Artur Jorge e pós-Artur Jorge? Nestes tempos, o Benfica era uma espécie de Sporting em tamanho XXL. Tínhamos uma equipa de remendos - Hassan, Nelo, Tavares, Tahar (podíamos fazer um filme de terror com este casting). Não havia raça. Não havia talento. Não havia Benfica. Sem a genica do João Vieira Pinto e sem a carapinha do Preud'Homme, estou convencido que teríamos ficado mais vezes em sexto lugar - a proeza de 2000/01. Já ninguém se lembra desta época? Eu, por acaso, não me lembro. Aliás, tenho poucas memórias desses tempos. Sei que tivemos no lugar de treinador um escocês com cara de garrafão e um egípcio chamado Manuel José. Lembro-me que tivemos capitães inconcebíveis, reformados espanhóis no meio-campo, pensionistas ingleses no ataque, operários galeses na ala esquerda e, pronto, é só isso. Até à equipa do Aimar e Saviola, não tenho nada na cabeça sobre o Benfica, e garanto-vos que via todos os jogos.

Por muito que custe à malta da memória de passarinho, foram as equipas de Jesus/Vieira que devolveram o punho cerrado ao terceiro anel. Dezasseis anos depois, eu voltei a viver o Benfica. Durante a travessia do deserto, acompanhei o clube por dever, em piloto automático. Era um zombie, um zombie glorioso, mas um zombie. Com Vieira e Jesus, voltei a ter fé, voltei a sentir aquele electricidade das papoilas saltitantes e não sei quê. "Mas Vieira só tem dois campeonatos e Jesus um", grita o sócio impaciente. Pois, mas antes de Vieira e de Jesus, o Benfica era um Bastia com a mania das grandezas. "

Roubado ao Expresso

14 comentários:

João Miguel disse...

Não sou da Era Champions e as poucas memórias que tenho da equipa do Preud-Homme e do João Pinto vêem do Fifa 99. Mas uma coisa eu garanto de cada vez que vejo isto: http://www.youtube.com/watch?v=RIYrcYfTnyo sinto um arrepio e posso vê-lo quantas vezes quiser que vou continuar a sentir. Nesse ano só faltou mesmo ganhar a Taça de Portugal que já há tantos anos foge ou se calhar trocar o campeonato pela Liga Europa não sei... Respondam vocês. P.S: tenho 17 anos...

C. disse...

Assino por baixo desse texto Expresso.

Unknown disse...

Um Bastia que com um bando de coxos vergou Man United e o Campeão Europeu Liverpool na Champions e só foi eliminado pelo Barcelona com aquele golo já perto do final.
No ano do descerebrado, tirando o Tavares que se cagou, o Benfica fez uma competição digna e manteve a bitola durante mais 2 ou 3 anos, só depois é que começou a cair na europa.
Além disso não sei que raio de sócio é esse, que utiliza expressões tipo piloto automático, galináceo ? Que fale dos celtas, dos dinamarqueses e desse lixo todo éuma coisa, agora não confundamos a estrada da beira com a beira da estrada só porque se quer elogiar o mestre da táctica.
Eu não vibrei com 4 em liverpool, com 3 em israel ou a ser eliminado pelo braga, já para não falar das desgraças nacionais.

JJ tem méritos, mas também teve as suas prestações miseráveis, é preciso não esquecer ou tentar esconder isso.

Unknown disse...

Independentemente do Jesus, hoje é para ganhar 2-0

JAraújo disse...

Concordo com o texto mas acho que está incompleto, falta o "mas"...

100% de acordo mas como refere o Gordo este ciclo está no fim!

Unmasked disse...

Este texto diz muito sobre o enorme deserto que o Benfica atravessou. Infelizmente muita gente já se esqueceu disso, ou melhor, fez-se esquecer.
Assino por baixo.

Joao disse...

Quanto é que custa ao Benfica estar onde está neste momento? Quanto é que o Benfica ganha por gastar o que gasta para manter uma equipa competitiva?

Luis Filipe Vieira fez (faz) sem dúvida um excelente trabalho de reabilitação no Benfica. Acho que o trabalho ainda é mais válido na formação e em todas as outras modalidades que não o futebol mas se ao mesmo tempo contrai e não consegue pagar uma dívida astronómica aos bancos um dia destes a coisa pode correr mal, muito mal...



Bujix disse...

Texto muito tendencioso e a roçar o pedido de tacho (bilhetes e croquetes) agora que se advinha a reeleição fácil do LFV.

Não tenho memória curta e sei o que foi o benfica desde o saudoso 93/94, mas tal como o B cool disse, lá no meio ainda houve muito futebol. Acho, sinceramente, que o Benfica e os Benfiquistas tem de estar agradecidos ao LFV e ao seu trabalho. Arrisco-me a dizer que foi um dos presidentes mais importantes da historia do Benfica e lanço o repto, façam-lhe um retrato e coloquem-no num lugar digno e destacado.

Mas tal como não tenho memória curta e estou agradecido ao Presidente LFV, também não sou parvo. Tudo na vida tem ciclos e, acredito sinceramente, que o de LFV chegou ao fim. Ironicamente, o futebol acabou por ser o calcanhar de Aquiles do nosso presidente. Muitas apostas erradas, muita serventia a interesses que não os do clube, e por isso acho que o tempo dele chegou ao fim no clube. Por isso, e por achar que chegou à fase descendente de um líder que, por estar tanto tempo no cargo, se agarra com unhas e dentes ao poder, como se mais ninguém fosse digno de representar o clube. Rodeou-se de gente com agendas próprias, alterou estatutos para continuar inabalável e sente que o clube é seu. Isto numa instituição centenária e sempre democrática é inaceitável.

Resumindo, obrigado LFV, o meu muitissimo obrigado pelos anos que este a servir o nosso Benfica, mas agora está na hora de deixar o clube seguir um caminho diferente do seu.

PS - Não haver candidatos dificulta a escolha, mas ainda acredito que apareçam..

PPS - Este texto do Henrique Monteiro, colunista que gosto e sigo, faz um bocado lembrar os textos que defendem Salazar porque, principalmente nos primeiros anos (20) de poder devolveu dignidade ao País.. É verdade que o fez, mas o que fez depois mostrou que deveria ter sabido sair mais cedo, bem mais cedo...

Tim disse...

@Bujix

Não é Henrique Monteiro, é Henrique Raposo.

Bujix disse...

Oh.. Ok. Estava a estranhar isto ser do Henrique Monteiro realmente. O Henrique Raposo, confesso que não conheço.

Obrigado Tim

Pulha Garcia disse...

Totalmente de acordo. Não sou um fã de Vieira mas estou-lhe muito agradecido pelo que fez pelo meu clube e só votarei noutro nome que não o dele se porventura estiver seguro de que se trata de uma candidatura melhor (o que nesta altura, duvido muito que aconteça). Quanto a Jesus é teimoso mas pelo menos um treinador de ataque, cujas equipas marcam muitos golos por época, joga com 2 avançados e laterais subidos e é muito competitivo em qualquer campo. Foi responsável directo por muitas vendas milionárias.

Por mim, e pelos meus 25 anos de sócio (em 34 anos de vida), Vieira fica na presidência e Jesus no banco.

David Duarte disse...

Se virmos bem o que é o Benfica do Jesus e o Benfica antes de Jesus vemos que aquilo que foi conseguido por ele foi igualmente alcançado por outros com equipas muito mais fracas. o Henrique Raposo fala em memoria curta. Pois bem, é porque não tenho memoria curta que critico o Jesus que, com aquilo que tem, se outros treinadores tivessem tido o resultado seria outro.

Vejamos. O que alcançou o Jesus na Liga dos Campeões? Um quarto lugar, por outras palavras o mesmo que o Artur Jorge em 95 (numa equipa de Nelos e Tavares) ou o Koeman em 2006 (numa equipa de Betos e Alcides). Não se pode erguer uma estàtua ao Jesus por isto! Na Liga Europa chegou às meias-finais. Não é um resultado qualquer e não deve ser ignorado. Contuo, ser eliminado pelo Braga num jogo (segunda mão) onde o Benfica pura e simplesmente não existiu relativiza, a meu ver, o feito.

O que alcançou mais o Jesus? Na Europa conseguiu perder 4-1 contra um dos Liverpool mais fracos dos ultimos anos e levou 3 em Israel ou ainda 2 em Lyon em dois jogos onde o Benfica não existiu. Conseguiu o mesmo que outros que levaram 4-1 do Bayern. OK, não levou 7 de ninguém, mas também era dificil... com os plantéis que ele sempre teve e que outros não tiveram.

A nivel interno conseguiu levar 5-0 do Porto... como o Artur Jorge (se não me engano) na Supertaça. Conseguiu sobretudo uma coisa que nem os piores Benficas dos ultimos 20 anos conseguiram : conseguiu fazer com que o facto de o Poro ganhar na luz se transformar-se em hàbito. Mesmo em equipas com Brunos Bastos o Benfica conseguia ganhar-lhes por 3-0.

Por estas razões todas não tenho memoria curta e por isso é que penso que deva ser exigido mais ao Jesus. Coisa que o Jesus conseguiu, e isso é mérito dele, foi meter o Benfica a jogar à bola, a jogar ao ataque, a ter chama. São raras as vezes que um jogo do Benfica de Jesus nos "adormece". Contudo, ter chama não é suficiente para ganhar.

Sobre o Vieira, este também tem pontos positivos : recuperação de uma mentalidade vencedora nas modalidades, desenvolvimento das Casas do Benfica (mesmo se estas se tornaram em casa ideologicas de propaganda) e... que mais?

Não é de certeza os resultados desportivos no futebol (dois titulos nacionais em 10 anos não chegam... tantos quantos na década de 90 que muitos consideram como a mais negra da nossa historia). Não é de certeza os resultados financeiros com o Benfica a cair num buraco que parece não ter fundo. Não é de certeza na moralidade, com o Benfica a apoiar corruptos para as mais importantes instâncias do futebol nacional para vir no dia a seguir criticà-los e assim dar graxa aos adeptos, com o nivel democratico do clube a baixar. Não é de certeza os resultados concretos das novas infrastructuras, com um Estadio previsto para ser pago em 2013 e que agora apenas serà em 2024, um Estadio alias que jà não pertence ao clube mas à SAD. O Complexo do Seixal também està longe de estar pago.

Tento ser objectivo nas criticas mas admito que se torna cada vez mais dificil. Vejo muitos pontos negativos e poucos positivos que não apagam os primeiros. O Benfica não voltou a ser grande com o Vieira-Jesus. Parece grande... mas existe uma grande diferença entre parecer e ser.

David Duarte disse...

"Vejamos. O que alcançou o Jesus na Liga dos Campeões? Um quarto lugar". Como é obvio queria dizer um quartos de final.

Unknown disse...

Aí está o grande Benfica de Jesus, em Glasgow joga para empatar, em casa contra o Barcelona joga para perder por poucos ... Sem dúvida, um grande Benfica europeu