31 março 2009

Frederico Gil tal qual Eanes!

Pois é.


O Gil ontem teve o momento alto da sua carreira ao defrontar o Espanhol Rafa Nadal, nº1 mundial.

A diferença começa logo pelo tamanho, enquanto um parece um jogador profissional, outro parece um de nós, mas mais pequenino...

Ainda assim, sem medos, o Gil começou o jogo a servir e meteu logo um ás! Só para verem quem é que mandava ali!

O Nadal foi fazendo erros atrás de erros e o Gil aproveitando uns, e só não aproveitou mais porque tem das "back hands" mais fracas que já vi! Ao contrario do Rafa, que até aí é poderoso!

7-5 no 1º set, nada mau, mas chegou a estar perto a surpresa quando ainda estava 4-5 para o Gil, mas o Nadal bateu o pé e ganhou a coisa.

Depois, no 2º set, chegou a estar 2-0 para o Gil com ele a servir, mas aí entrou o líder mundial em jogo... E torceu o resultado e venceu o set por 6-3.


De notar que a falta de medo e tamanho do nosso GIl foi evidente, fez o Nadal suar, e nota-se outra coisa. O Português até no ténis gosta de tentar o truque vezes e vezes seguidas, se no futebol é a "cueca" aqui foi o "amorti"... Uns saíram na perfeição fazendo o Nadal correr só para ver a bola bater a 2ª vez no chão mais de perto. Joga Bonito!

PS: De notar que o Gil fez mais "cuecas" que o Cristiano Ronaldo.

Queiroz faz a barba quando Portugal marcar um golo


Esperemos que não fique como o Chabal.

Stôr

Ele tem culpa nalgumas coisas, mas não tem culpa em todas.

A meu ver, Portugal até jogou bem. Assim como tinha jogado muito bem (mesmo muito bem!) contra a Dinamarca, em Alvalade. Eu sei que isso não chega mas isso (jogar bem) é o máximo que um treinador pode fazer por uma equipa. Ele não pode marcar golos por ela.

A propósito de golos, eu não sei se o que nos faz não marca-los é falta de sorte, excesso de azar ou azelhice pura e dura mas quando ouvi o Carlos Queiroz a criticar a arbitragem no final como se tivesse sido essa a causa, tive vergonha. Principalmente depois de ter visto jogadas como aquela em que o Dany se atira para o chão sem ser tocado sequer pelo sueco, em vez de continuar a correr e centrar para a área (já nem digo tentar marcar...) que, para além de ser o motivo que o leva a estar ali no relvado era, naquele caso concreto, perfeitamente possível.

Parece absurdo mas acho que o Queiroz sairia mais bem visto de toda esta salganhada se tivesse respondido à pergunta favorita dos jornalistas desportivos portugueses - "o que é que correu mal, professor?" - com um "não sei, eu fiz o meu melhor e os jogadores também" acompanhado por um singelo e elucidativo encolher de ombros.

29 março 2009

Sueca

Bonito serviço aquilo ontem...


Eu li 370 minutos sem marcar golos?

Problemas de finalização na selecção?

Antigamente tinhamos sempre de fazer contas... Estar até à ultima sem fazer puto de ideia se nos qualificavamos.

Depois veio o Burro, que mudou a ideia da selecção. Passou a ser um clube, contava sempre com os mesmos jogadores, mesmo quando não jogavam. Isso dava pano para mangas para criticar (eu um deles), mas também era uma selecção mais coesa e com maior entrega.

Deixamos de fazer contas, a qualificação era certinha direitinha, e até final do euro conseguimos.

Agora a fase é outra, contas já nem vale a pena fazer, é certinho que estamos fora, e o Queiroz já deixou crescer um pouco da barba e tudo, mas de Mourinho, só tem...nada.


Sim, rematámos muito! Mas isso conta o que conta, e na verdade ambas as equipas ficaram com os mesmo pontos desse jogo.

PS: Já repararam que o Eduardo é muito parecido fisicamente com o Ricardo? Assusta-me...

PS2: Já repararam que o Eduardo deu uma casa monumental a sair-se como o Ricardo, e numa semana fez duas dessas?

PS3: Já repararam que o Eduardo desde que foi à selecção (como o Ricardo e o Quim) está cada vez mais inseguro?

25 março 2009

Das melhores notícias de sempre em "Mais Futebol"

"O anúncio aconteceu na missa dominical das 12.30 horas, na Igreja do Rato, em Lisboa. O padre João José Marques Eleutério, fervoroso adepto sportinguista, não calou a revolta pela derrota do Sporting no dia anterior para a Taça da Liga. Sobretudo pela forma como aconteceu. Por isso fez questão de o dizer durante a homilia.

«Aproveito para vos anunciar que, enquanto for responsável por esta paróquia, não faço tenções de baptizar nenhum menino chamado Lucílio. Queiram dispor para tais propósitos dos serviços de uma paróquia vizinha», garantiu o pároco na missa, manifestando-se «incomodado» com a arbitragem de Lucílio Baptista.

Em declarações à Agência Lusa, o padre garante que nenhuma criança de nome Lucílio ficará por baptizar. «Se não for eu, será outro sacerdote», disse, referindo que a parte de enviar os meninos Lucílio para outra paróquia «foi uma brincadeira». «Os paroquianos sabem que eu gosto do Sporting e gosto de fazer piadas.»"


Eu sei que pessoas pequeninas há em todo o lado, mas depois do Papa mandar a argolada de não se dever usar preservativo em África, continente que conta com 22 milhões de pessoas afectadas pelo vírus da SIDA, este maluco vem dizer isto?

Epa, eu até acho bem porque é um nome um pouco foleiro, mas esta razão é qualquer coisa...

Eu não baptizava ninguém com o nome Jesualdo, mas isso sou eu! Que não tenho esse "poder".

24 março 2009

O tema do momento e uma história de amor

Ela aproxima-se dele com os braços no ar. Entre as mãos, um cachecol provocador esticado.
- Benfica!
Ele ri-se. Tão derretido com ela que nem sente a provocação.
- Ganhaste o quê?
- ... uma Taça - responde-lhe ela com pouca convicção.
- Qual Taça? Uma carica... tu ganhaste uma carica!
E ela calou-se como quem dá razão ao outro.


Este diálogo, ouvido em pleno Bairro Alto minutos depois do jogo terminar, diz muito mais do que parece. Eu, como o rapaz da história, também acho que aquela Taça pouco mais vale que uma carica. Seja pelo patrocinador, seja pelo regulamento mais estapafúrdio da história do futebol, nunca lhe dei grande crédito e também não é agora que lhe vou dar. Nem a assinatura do Calatrava no troféu chega para lhe dar o valor devido.

Felizmente, a rapariga da história foi a única pessoa que eu vi nessa noite a festejar a vitória do Benfica e, sejamos francos, ela levou a resposta justa. Um clube da grandeza do Benfica (ou do Sporting, já agora) não festeja com alarido uma vitória numa competição daquelas, quanto mais com uma vitória daquelas.

Mas já estou como o B diz: erros destes vêem-se para aí ao pontapé! Mais uma vez não quero acreditar que o Benfica (assim como teimaria em não acreditar se fosse o Sporting ou o Porto. Já tenho escrito sobre isto...) tenha qualquer coisa a ver com aquele erro do árbitro. Acredito que ele foi "apenas" isso mesmo: um erro do árbitro. O problemas está, como disse o Paulo Bento e muito bem (uma vez mais!), no facto dos árbitros estarem constantemente a cometer erros (seja porque são humanos seja porque são estúpidos) e nunca serem penalizados por isso, enquanto que os jogadores, os técnicos, os presidentes que denunciem esses erros são sistematicamente autuados (finalmente consegui utilizar esta palavra num texto próprio! Estava a tentá-lo desde 1987!).

Outra coisa. O Rui Santos por uma vez tem razão: se as novas tecnologias já estivessem ao serviço do Futebol como estão noutros desportos mais civilizados - vejam o caso do Rugby - aquela falta seria rápida e simplesmente corrigida. Simples, não?

Sou só eu ou... Isto é um exagero ridículo?

Que raio de EXAGERO de escândalo é este?


Um penalty mal assinalado, numa das taças menos relevantes do mundo!

Parece que o Sporting perdeu a final da Liga dos Campeões!

E os 50 000 penaltys que lhes deram o título com o Jardel? E o penalty mais escandalosamente não penalty de sempre, sobre o Jardel na luz?

Epa, há coisas MESMO muito piores, com títulos BEM melhores em jogo...

É completamente ridículo!

Inclusivamente, sei de fontes seguras que o Paulo Bento e os jogadores nem queriam marcar os penaltys, queriam ir embora, e foi o Soares Franco que os convenceu...Talvez a pensar que ganhavam e esfregavam isso na cara não sei de quem, mas olha...perderam.

Joguem e calem-se. Jogos destes com problemas MUITO mais graves com muito mais em jogo acontecem em todo o mundo, mas o Sporting deste ano parece uma brazuca histérica depois de ser apalpada numa discoteca...

22 março 2009

Penaltys da Taça da Liga

Quim depois de uma exibição quase penosa, faz 3 defesas do caraças em penaltys... Mas o Ricardo também as fazia q eu era capaz de o crucificar de cabeça para baixo.


Derlei falha, o que me deu uma alegria imensa porque ele andava doido para que lhe partissem uma perna...

Cardozo é do melhor que já vi marcar penaltys... Que classe! Não olha uma única vez para a bola quando começa a corrida, é impressionante... Tudo à espera de uma habitual execução sumária, mas não, calminho, tranquilo, e certinho...

Carlos Martins a marcar o decisivo? Eheeheheh também foi giro...

Taça da Liga

Minuto 75:


Benfica em biqueirada para a frente ganha um ressalto numa falha da defensiva do Sporting.

Di Maria prossegue a tentar fazer 2 cabritos de seguida, Pedro Silva corta o lance, e Di Maria começa aos gritos... O árbitro pensou que era a pedir mão na bola, mas na verdade ele só estava a gritar com o Rui Costa que lhe tinha dito para tentar aquela finta porque resultava na boa.

Pedro Silva parece uma brazuca histérica a gesticular! Lucílio acha a situação ridícula e expulsa o rapaz que lhe espeta com as mamas no peito.

O assistente de Lucílio chama-o para ter uma conversa à escravo (falar com a mão à frente da boca por causa do hálito). O assistente insiste que não é falta, Lucílio fica chateado com a situação e até se zanga com o seu assistente, dizendo que naquela relação é ele que manda.

O assistente fica a falar à escravo mas já só os jogadores do SCP é que o ouvem dizer repetidamente como quem amua depois de uma discussão com o seu cônjugue "não era falta...".

Reyes finge que nada tem a ver com aquilo e marca golo.

Paulo Bento gesticula e diz "tás a gamar oh" e nada acontece, porque o Lucílio sabia que o estava a fazer!


PS: Nem festejei, mas às vezes também é engraçado estar deste lado...

20 março 2009

Sorteio Champions, e possível final perfeita

Quartos-de-final

Villarreal-Arsenal
Manchester United-FC Porto
Liverpool-Chelsea
Barcelona-Bayern Munique


Meias-Finais

Villarreal-Arsenal vs Manchester United-FC Porto

Liverpool-Chelsea vs Barcelona-Bayern Munique


Ou seja, é possível o que para mim seria a final perfeita de futebol atacante e do mais belo que há no mundo.


Manchester United  vs Barcelona


Seja como for, vai ser um caminho longo, mais até para o Barcelona que leva com os cínicos todos, e que pode muito bem ser aí que perde. 

O Porto terá um jogo muito difícil, mas acho que uma equipa Inglesa é sempre bom, veremos se se aguentam.


PS: Fazendo contas, sendo que o Sporting nas duas mãos com o Barcelona perdeu 8-3 , e com o Bayern 12-1, o Bayern vai ganhar ao Barcelona no geral por uma diferença de 7 golos...

Ou então não.


Ainda sobre o SCBraga x PSG

No futebol moderno, a par dos golos, o cinismo é o factor que mais jogos ganha.

The One And Only Almighty Jesus

O jogo de ontem (SCBraga x PSG) pôs-me a pensar numa coisa:

O Paul LeGuen é, desde há muito, um dos meus treinadores preferidos. Só para vos dar um exemplo, eu pulei de alegria e imitei uma hiena-macho com cio quando se falou na possibilidade de ele vir treinar o Benfica há uns anos.

E no entanto ontem, durante o jogo, assisti ao que me pareceu ser um baile de bola por parte do Braga. Um baile de bola técnico, sim, mas não só. Também táctico!

Ora, quando comparamos as equipas treinadas, o seu prestígio, a sua história, o seu orçamento(!)... temos que tirar alguma conclusão. Eu tirei a minha. Claro que não é isto que faz do Jorge Jesus um grande treinador - porque ele já o é há uns tempos - mas, parece-me inquestionável, deixa-o claro para todo o mundo. Literalmente, todo o Mundo.

Tive muita pena que o Braga não tivesse ganho. Por tudo e mais alguma coisa mas, acima de tudo, porque teria sido justo. Jesus é Grande, mas pelos vistos, ainda tem que ser maior.

17 março 2009

Gaspar AGARRA-MOS!!!!

O idiota do Gaspar Ramos vem criticar esta direcção do Benfica...


Um dos responsáveis mais responsáveis pela pior fase de sempre do Benfica, diz mal do que se tem passado? Fala mal dos reforços!!!!

Epa, TODOS os jogadores ridículos que nos lembramos terem passado no Benfica, foi pela alçada deste gajo!

É um pouco como o PRINGLE vir dizer mal das exibições do SUAZO!!

Ou o PAULO ALMEIDA vir dizer mal das exibições do KATSOURANIS!!

Ou até a Carolina Salgado dizer mal dos Bicos da Cicciolina.

16 março 2009

É a globalização ou a regionalização ou lá o que é

A Naval, que é um Clube da Figueira da Foz, tem no seu equipamento o patrocínio da Vila Lago Monsaraz - à frente - e dos Hotéis Algarve Sol - atrás.

O que é que eles querem exactamente dizer com isto?

14 março 2009

Parece que adivinho

Desde 5ª feira que ando à rasca com este jogo.


Nem fui ao estádio.

A imprensa desportiva toda a dizer que era o melhor adversário possível para o Benfica ganhar porque esta época já lhes tinha ganho 4 vezes.

É ao contrário animais! Quantas mais vezes jogarmos e ganharmos, mais nos vão conhecer e saber inverter a situação!

E hoje estou muito chateado com o cigano de nome Quique.

Concordo plenamente que foi das melhores 1ªs partes do Benfica esta época, mas o Guimarães entrou forte na 2ª parte e o Benfica "borrou-se" todo.

O Yebda lesionou-se ainda na 1º parte, e com 0-0 o gajo troca de pontas de lança? Ok, o Cardozo estava a ser tão útil como o Paulinho no Sporting, mas é um ponta-de-lança fixo, que num jogo com 1000 cruzamentos pode resultar! Mas não...

Depois mete o Urreta, que NUNCA fez nada no Benfica, e entra num jogo em que estamos a perder cheio de pressão. E quem tira? O Di corridas... Não jogou muito, mas tentou muito e correu muito e era perigoso! 

Aos 80min, FINALMENTE tirou o coitado do Yebda, e quem entra? A porca da Balboa...

Parecia um circo aquilo...

Claro que não marcámos, claro que o Nuno Gomes lá falhou uma "à antiga" e assim fomos de carrinho esta época...

Mais humilhante? Ficar atrás dos gajos do 12-1.


PS: A jogar só com um ponta-de-lança, não se pode ter só o Nuno Gomes como solução no banco...Mantorras na bancada? Bem que tinhas precisado dele hoje...

PS2: Quem diz ao David Luiz que o gajo sim, tem arrancadas geniais e que metem pena aparecerem de um Defesa esquerdo adaptado, mas que não pode chutar à baliza porque simplesmente não o sabe fazer? O gajo fica LOUCO e já não pensa em mais nada...

12 março 2009

A miserável e triste realidade

É que o FCPorto é a única equipa portuguesa com fôlego europeu. A única.

E mesmo assim, ao contrário do que disse o Jesualdo, não me parece que esse fôlego lhes dê estofo para lutar de igual-para-igual com qualquer um dos outros que lá estão nesta fase. Isso era o FCPorto do Mourinho, não este.

P.S. - O Raúl Meireles está a jogar tanto!!!

Porto

Se conheço a sorte do Porto, vai calhar que nem ginjas o Villareal...


1ª parte fraca, a tremer um pouco, mas 2º parte fortíssima, e só não marcaram com azar.

O Hélton ainda tentou complicar as coisas, mas nem ele conseguiu.

Hulk saiu lesionado, espero que seja grave.


PS: Mourinho já era... Manchester, Barcelona ou Liverpool a ganhar isto? Ou será que o cinísmo do Hiddink ainda coloca o Chelsea com uma palavra a dizer? Não sei, sei é que só o Inter e o Real Madrid é que não estão lá, porque de resto, gostava de me colar ao ecran para ver tudinho o que aí vem.

7-1...

E assim têm mais um 7-1 para mais tarde recordar...


Devo só destacar que o Polga foi claramente o melhor jogador do Bayern nas duas mãos, com 2 golos, e 2 assistências fantásticas... Estando também envolvido noutro golo com outro excelente passe.

Isto de ser campeão do mundo tem destas coisas...


PS: 12-1, em 2 jogos? Mas de certeza que resolveram isto em futebol?

11 março 2009

A noite, essa má conselheira

Esta noite, estava eu a sonhar que o FCPorto hoje perdia por 0-3* com golos de Maniche, Paulo Assunção e Simão (por esta ordem), quando um barulho me acordou.

Deviam ser umas 4h da manhã, penso eu. Era o som de uma multidão aos gritos. Assustador. Percebi então que eram adeptos do SportingCP que esperaram a equipa chegar ao estádio para insultarem os jogadores (e o Treinador mais o Presidente, julgo eu).

A meu ver, acho esta atitude despropositada. Para isso, tivessem-no feito após a primeira mão, aquando dos 0-5 em Alvalade. Aí sim deitaram tudo a perder. Para além de que esse resultado já fazia prever este segundo... então uns matulões Alemães vêm a Alvalade espetar 0-5, estavam à espera do quê na terra e no estádio deles?

O problema é nosso, dos portugueses, que no futebol (como em tudo) achamos que somos Europa do Sul quando na realidade somos mais África do Norte.

* Não é que eu o deseje. Mas estava a sonhar com isso. Acho que a culpa é daquela confiança toda que eu sinto no Jesualdo...

09 março 2009

Ah! Já me esquecia do Sporting...

Ganhou.

Naval vs Benfica

Sofrer e o romantismo aderente...


Foi o 1º jogo de há muito tempo que não vi, limitei-me ao resumo e aos comentários de amigos durante o jogo.

Depois de um bom golo baixámos novamente as linhas e borrámos um bocado embora oportunidades não tenham havido relevantes para a Naval.

Depois lá marcaram num lance sortudo mas muito prático.

E pronto, lá voltámos ao jogo, biqueirada do Reyes para o Di Maria, até que de bola parada (que surpresa! e com falta inexistente...) toma lá para dentro.

O que mais gostei foi mesmo termos ganho com um erro de arbitragem, porque já tinha saudades disto.


PS: Cardozo muito pouco durante o jogo, mas que golão ele ia marcando...

PS2: Fico em lágrimas em ver o anão do bairro da boavista de águia ao peito.

08 março 2009

Porto e Helton

O Porto com este resultado de 1-4 à equipa maravilha da liga deste ano, acho que já pode mandar fazer as faixas de campeão, é daqueles resultados que parecem mostrar o que vai ser daqui para a frente.


Mas epa...se o Helton continua a mandar um daqueles por jogo, pode ser que ainda haja esperança!

Qual Bossio, Qual Moretto, Qual Ricardo! Este gajo é um génio nesta arte de frangar!

04 março 2009

"GRANDE PENALIDADE"

"Vejo a bola, pousada na marca de penalty. E vejo a baliza imensa: sete metros e trinta e dois centímetros de um poste ao outro, dois metros e quarenta e quatro centímetros entre a barra e o solo, quase 18 metros quadrados por onde a bola pode entrar e beijar as redes, como gostam de dizer os comentadores. Vejo a bola, vejo a baliza. E vejo a multidão, milhares e milhares de pessoas à volta do campo, com bandeiras e buzinas, à espera do meu remate, do meu golo, do golpe certeiro que desempate esta final, que garanta para o nosso clube, para o nosso país, a taça que brilha sobre aquela mesa coberta de insígnias. Vejo a bola, vejo a baliza, vejo o público. E vejo o guarda-redes adversário, de braços abertos, sobre a linha branca. O árbitro apitou. Em que estará a pensar o guarda-redes, enquanto olha para mim, para os meus pés, para o meu rosto, tentanto adivinhar a direcção e a força do remate? Pensa no mesmo que eu penso. Na minúscula diferença que separa o falhanço da glória. Eu posso rematar ao poste ou à figura. Ele pode lançar-se para o lado errado ou deixar que a bola raspe nas luvas e entre. Basta uma hesitação, um piscar de olhos, para cair no inferno. Olho para o guarda-redes, o guarda-redes olha para mim. O estádio cala-se. Levanto a cabeça, corro para a bola, fecho os olhos no último segundo, remato. E só então me apercebo de que nada serve a minha fé e a minha angústia. Somos figurantes, eu e o guarda-redes (talvez também o árbitro e o público). Somos as vítimas de um jogo perverso. Porque a bola tem vontade própria. É ela que decide se entra ou não na baliza.”

José Mário Silva – Efeito Borboleta, Oficina do Livro

Grande livro de microcontos. Recomendo vivamente.

02 março 2009

Escalas de Clássicos

Clássico em Portugal:



Porto - Sporting


34 faltas ao fim da 1ª parte.
Muito músculo.
Muita raça e vontade.
0-0 no final da partida.


Atlético Madrid - Barcelona


Menos faltas.
Muita raça e vontade.
Barcelona começa a ganhar 0-2
Atlético empata.
Barcelona faz o 2-3.
Atlético vira para 4-3 no fim do jogo.
7 golos...


Bolas, que se passou com o nosso campeonato? Queremos ser os italianos mas sem ganhar lá fora?